Uma nova era, um novo consumidor
Vivemos numa época de grandes transformações sociais, econômicas, políticas e principalmente tecnológicas. Tais transformações vêm provocando mudanças profundas e permanentes no comportamento dos consumidores. Neste Post, vamos abordar a questão da Grande Diáspora do Consumidor, que está migrando das lojas físicas, dos shopping centers, para o mundo online, para a internet.
O grande desafio que se apresenta é como aproximar os negócios deste novo consumidor. Um consumidor que está hiper conectato e possui um novo super poder: o poder de desconectar.
Muitas empresas ainda não compreenderam a importância de investir na Presença Digital, de estar onde os consumidores estão.
Este artigo foi inspirado na palestra de Anthony Long, na Conferência E-commerce Brasil SC 2018, e revolvemos trazer aqui, para você!
consumidor mobile
O que você precisa saber?
No ambiente de negócios atual, o consumidor têm a sua disposição uma infinidade de novos recursos. Este fato nos faz refletir que as empresas precisam evoluir para além das estratégias tradicionais de marketing. Devemos perceber e aceitar que o consumidor está no comando e que há três novas influências a considerar:
A importância dos dados.
O real poder do consumidor.
As compras se iniciam de um celular.
A importância dos dados
“Os dados são o novo petróleo”. Já ouviu esta frase? Atualmente, eles são tanto o combustível quanto um subproduto. Com eles podemos impulsionar iniciativas de engajamento do consumidor e depois avaliar se foram bem-sucedidas. A sua análise pode levar a decisões importantes, como mudanças no design do produto, novas abordagens nas mensagens, ou uma mudança significativa de direção.
Fora do ambiente digital, a coleta de dados é bastante limitada. Por exemplo, num site ou loja virtual, é possível conhecer o movimento e intenções do visitante, coletar comentários e revisões, informar e educar de uma maneira, que é praticamente impossível num loja ou estabelecimento físico.
O real poder do consumidor
“O consumidor está no controle agora.” Até bem pouco tempo atrás, as decisões de compra e o caminho que o consumidor deveria tomar eram praticamente determinados pelas empresas. O pessoal do marketing tinha aquela grande “sacada” e os consumidores não tinham muitas opções.
A internet mudou completamente esse equilíbrio de forças. Ao ter acesso imediato e ilimitado a praticamente o mundo todo, os consumidores agora podem pesquisar antes de comprar e fazer suas próprias escolhas. As empresas precisam se conectar a este novo consumidor e descobrir o que ele está querendo, para então criar suas campanhas e ofertas. Para este consumidor, basta um clique ou um deslizar de dedos para se desconectar.
As compras se iniciam de um celular
“Tudo começa em um celular.”Os hábitos de compra mudaram. Os consumidores elegeram o celular como seu principal meio de navegar e comprar. Diante deste fato, precisamos adaptar nossas estratégias de marketing e de comunicação. Na era anterior, as ações eram compartimentadas no tempo e espaço. As pessoas eram encontradas em terminados horários na TV, liam jornais pela manhã e assim por diante. Mesmo no começo da internet, as pessoas costumavam navegar nos mesmos horários.
Com a difusão da internet, o poder multifuncional do celulares e sua mobilidade, esta noção de tempo e espaço foi eliminada. Assim, identificar o momento exato em que um processo de compra é iniciado tornou-se uma tarefa árdua: pode ser um “WhatsApp” para o marido passar na padaria, um post do Facebook sobre um lançamento de um livro, ou uma pesquisa do Google sobre o conserto de eletrodomésticos perto de casa.
O que sabemos é que sempre começa por um celular.
Neste ambiente, a simples compra de mídia não é a solução, afinal você precisa estar no lugar certo, na hora certa, na frente da audiência certa, todas as vezes. Ufa!
Acertar a estratégia depende da marca e da oferta de cada empresa. Mas é preciso ir além e encontrar uma maneira de participar do dia a dia deste novo consumidor, que continua a evoluir.
O que você precisa fazer?
Vimos anteriormente que o consumidor mudou, que agora está no controle e que o processo de compra começa de um celular. Agora veremos como isto levou a um novo ambiente nos negócios: um ambiente amplamente distribuído. Nele, a compra, a busca por informação, pode começar em qualquer lugar e a qualquer hora, seja num carro, numa parada de ônibus, no escritório ou em casa.
O consumidor está online. Portanto, você também precisa estar online, precisa ser encontrado pelos mecanismos de busca, estar nas mídias sociais, sob pena se se tornar invisível!
Como consequência, o primeiro passo para vencer neste ambiente é ir para o digital, criando uma presença digital que esteja de acordo com as necessidades, valores e aspirações de sua audiência.
Precisa ir além do marketing tradicional e se utilizar das estratégias de marketing digital para se conectar a este novo consumidor, num ambiente distribuido.
Se precisar de alguma ajuda, não hesite em nos procurar!!
Aproveite para assinar nossa lista e receba conteúdos exclusivos para desenvolver o seu negócio!!!